Confira nossa lista especial do Oscar 2020!

Orlando (1992)

Título Original: Orlando
Título no Brasil: Orlando – A Mulher Imortal
Direção: Sally Potter
Gênero: Drama/Romance
Ano de Lançamento: 1992
Duração: 93 min
País: Reino Unido

Sinopse: Após participar por 400 anos da história da Inglaterra como homem, Orlando volta à vida em corpo de mulher. Orlando, uma mulher da nobreza ideal continua sua jornada para perceber a verdade sobre a vida, amor, e aproxima-se do próprio sexo. Baseado no romance de Virginia Woolf. Continuar lendo Orlando (1992)

Tootsie (1982)

Título Original: Tootsie
Título no Brasil: Tootsie
Direção: Sydney Pollack
Gênero: Comédia/Drama/Romance
Ano de Lançamento: 1982
Duração: 116 min
País: EUA

Sinopse: Michael Dorsey (Dustin Hoffman) é um ator perfeccionista que não consegue emprego devido ao seu temperamento. Quando George Fields (Sydney Pollack), seu empresário, diz que ninguém vai contratá-lo por causa de seu gênio difícil, ele então resolve se vestir de mulher e, com o nome de Dorothy Michaels, consegue um papel em uma novela diurna que se torna um grande sucesso. Mas existe um problema: ele está apaixonado por Julie (Jessica Lange), uma das atrizes da novela em que trabalha, e se ele se declarar a ela revelará que é um homem. Continuar lendo Tootsie (1982)

Amor Pleno (2012)

Título Original: To The Wonder
Título no Brasil: Amor Pleno
Direção: Terrence Malick
Gênero: Drama/Romance
Ano de Lançamento: 2012
Duração: 112 min
País: EUA

Sinopse: Neil (Ben Affleck) é um bon vivant que, sentindo-se perdido, viaja para Paris, onde passa a ter um caso quente e pesado com uma mulher européia. Ao retornar para casa em Oklahoma, ele volta casado com a mulher européia (por questões de visto). No entanto, reacende-se seu interesse por uma garota da cidade natal (Rachel McAdams), com quem ele teve uma longa história. Continuar lendo Amor Pleno (2012)

A Ponte do Rio Kwai (1957)

Título Original: The Bridge On The River Kwai
Título no Brasil: A Ponte do Rio Kwai
Direção: David Lean
Gênero: Guerra/Drama
Ano de Lançamento: 1957
Duração: 161 min
País: EUA

Sinopse: Soldados das Tropas Aliadas na Segunda Guerra, capturados ou em rendição, são levados a campos de prisioneiros na Tailândia, por soldados japoneses. Indicado para manter a disciplina entre os prisioneiros está o comandante do campo, o coronel japonês Saito, de rígida disciplina, mas que arranja um oponente a altura no disciplinador e regrado Coronel inglês Nicholson, indicado comandante pelos prisioneiros no campo por ter a maior patente. Homem sério e ético, avesso a fugas e rebeliões, o coronel encontra no Major Shears, um oficial estadunidense, o seu oposto, um homem oportunista, que vivia tentando corromper os soldados do campo e fugir a qualquer custo. Continuar lendo A Ponte do Rio Kwai (1957)

Koyaanisqatsi – Vida Fora de Equilíbrio (1982)

Título Original: Koyaanisqatsi – Life Out Of Balance
Título no Brasil: Koyaanisqatsi – Vida Fora de Equilíbrio
Direção: Godfrey Reggio
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 1982
Duração: 96 min
País: EUA

Sinopse: Uma obra-prima cinematográfica tão extraordinária que é um deleite para os sentidos, um estímulo para a mente e que acaba por “redefinir o potencial da arte de fazer cinema”(The Hollywood Reporter). O consagrado diretor Godfrey Reggio, o inovador diretor de fotografia Ron Fricke e o compositor ganhador do Globo de Ouro* Philip Glass criaram este “filme mágico, tão rico em beleza e detalhes que a cada vez que o assistimos, ele se torna um filme novo e diferente” (Leonard Maltin). “Único, profundo, magnético e instigante” (Boxoffice), Koyaanisqatsi contrasta a tranqüila beleza da natureza com o frenesi da sociedade urbana contemporânea. Reunindo imagens de tirar o fôlego a uma premiada e eloqüente trilha sonora, é um trabalho “original e fascinante” (People) – “um dos maiores filmes de todos os tempos” (Uncut). Continuar lendo Koyaanisqatsi – Vida Fora de Equilíbrio (1982)

Mirai no Mirai (2018)

Título Original: Mirai no Mirai
Título no Brasil: Mirai no Mirai
Direção: Mamoru Hosoda
Gênero: Animação/Aventura/Drama
Ano de Lançamento: 2018
Duração: 98 min
País: Japão

Sinopse: O filme segue um menino de 4 anos que está lutando para lidar com a chegada de uma irmãzinha na família, até que as coisas se tornam mágicas. Um jardim misterioso no quintal da casa do menino se torna uma porta de entrada, permitindo que a criança viaje de volta no tempo e encontre sua mãe quando menina e seu bisavô quando jovem. Essas aventuras cheias de fantasia permitem que a criança mude de perspectiva e o ajude a se tornar o irmão mais velho que deveria ser. Continuar lendo Mirai no Mirai (2018)

Taxi Teerã (2015)

Título Original: Taxi
Título no Brasil: Taxi Teerã
Direção: Jafar Panahi
Gênero: Comédia
Ano de Lançamento: 2015
Duração: 95 min
País: Irã

Sinopse: Neste falso documentário, apesar das restrições legais que lhe foram impostas, Jafar Panahi instala uma câmara dentro de um táxi e segue pelas ruas de Teerã. À medida que vai encontrando clientes e os conduz ao destino, vai encetando conversa. Os assuntos abordados vão criando uma espécie de mosaico da sociedade iraniana e abrangem vários temas, desde a política nacional, os costumes locais ou mesmo a liberdade de expressão no Cinema. Continuar lendo Taxi Teerã (2015)

O Pequeno Buda (1993)

Título Original: Little Buddha
Título no Brasil: O Pequeno Buda
Direção: Bernardo Bertolucci
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 1993
Duração: 123 min
País: Itália/França/Reino Unido

Sinopse: Seattle. Um dia, ao voltar para casa, o arquiteto Dean Conrad (Chris Isaak) encontra dois monges budistas tibetanos, Lama Norbu (Ruocheng Ying) e Kenpo Tensin (Sogyal Rinpoche), sentados na sua sala de estar, conversando com Lisa (Bridget Fonda), sua esposa. Guiados por vários sonhos perturbadores, os monges viajaram do Nepal até Seattle pois acreditam que um garoto de 10 anos, Jesse (Alex Wiesendanger), o filho de Dean, possa ser a reencarnação de Lama Dorje (Geshe Tsultim Gyelsen), um lendário e místico budista. Inicialmente Dean e Lisa ficam céticos, especialmente quando os monges manifestam interesse em levar Jesse para o Butão, na intenção de comprovar ou não se ele é a reencarnação de Lama Dorje. Porém após o suicídio de Even, um sócio de Dean, este muda de idéis. Após deixar Lisa nos Estados Unidos, Dean viaja com o filho para o Butão. Continuar lendo O Pequeno Buda (1993)

Questão de Honra (1992)

Título Original: A Few Good Men
Título no Brasil: Questão de Honra
Direção: Rob Reiner
Gênero: Crime/Drama
Ano de Lançamento: 1976
Duração: 138 min
País: EUA

Sinopse: Após um soldado morrer acidentalmente em uma base militar, depois de ter sido atacado por dois colegas da corporação, surge a forte suspeita de ter existido um “alerta vermelho”, uma espécie de punição extra-oficial na qual um oficial ordena a subordinados seus que castiguem um soldado que não tenha se comportado corretamente. Quando o caso chega aos tribunais, um jovem advogado (Tom Cruise) resolve não fazer nenhum tipo de acordo e tentar descobrir a verdade. Continuar lendo Questão de Honra (1992)